Teoria de Pareto (80/20) – Como otimizar seus estudos?

  • QUEM FOI PARETO?

Vilfredo Pareto (1848 – 1923) foi um sociólogo e economista italiano. Desenvolveu esse princípio a partir da observação de que a proporção 80/20 era encontrada em diversas esferas da vida. Com seu olhar atento, identificou que cerca de 20% das famílias italianas que viviam em sua época eram detentoras de aproximadamente 80% de toda riqueza produzida em seu país.

 

  • O QUE É A TEORIA DE PARETO?

Conforme a Teoria de Pareto, também chamada de Lei ou Princípio de Pareto, 80% dos efeitos são provenientes de 20% das causas. Isso significa que a menor parte dos recursos torna-se responsável por maior parte dos resultados obtidos.

A aplicação dessa teoria ficou conhecida como “regra 80/20” e está presente em praticamente tudo que envolve o comportamento humano. Também possui como uma de suas principais vantagens o melhoramento de resultados. Dessa forma, a lógica é que quanto mais utilizada for a lei, mais resultados vão aparecer.

Segundo o Princípio de Pareto, a ideia não é aumentar o volume de trabalho realizado, mas, na prática, se trata de concentrar seus esforços e atividades naquilo que irá trazer os maiores resultados e, portanto, reduzir o número de esforços empregados.

 

  • PARA QUE ELA SERVE?

A Lei de Pareto foi bastante divulgada e seu conceito consolidou-se de forma que, atualmente, é usada por diferentes áreas do conhecimento. É possível aplicar esse princípio em basicamente todos os âmbitos da vida!

Alguns destaques da sua aplicação são:

• Melhoria da produtividade em empresas;
• Melhoria na organização da vida pessoal;
• Melhoria na gestão do tempo;
• Ampliação de vendas;
• Ampliação e cumprimento de metas;
• Organização de finanças.

  • COMO IDENTIFICAR QUEM É O 80 E QUEM É O 20?

Para identificar quem é o 80 e quem é o 20, é preciso fazer algumas perguntas, vale lembrar que elas podem ser totalmente adaptadas para o seu contexto e objetivo pelo qual deseja aplicar a regra 80/20. Veja um exemplo:

Quais são os 20% (a menor parte) das tarefas mais estressantes que realizo e que me consomem 80% (a maior parte) do meu tempo?

Após realizar esse questionamento, é preciso empregar esforços para eliminar o máximo possível dos problemas observados. E em seguida, focar naquilo que realmente importa! Dessa forma, irá investir mais tempo e dedicação no que irá produzir mais resultados.

  • COMO POSSO APLICAR ESSA TEORIA EM CONCURSOS PÚBLICOS E VESTIBULARES?

No que diz respeito à aplicação em concursos públicos e vestibulares, é possível utilizar esse princípio no edital das provas, de forma que se possam verificar todas as questões que já foram aplicadas por aquela banca que fará o seu exame e no cargo que almeja.

Por isso, analise cada uma das questões, sempre anotando no edital de qual(quais) item(ns) se trata. No final, irá descobrir quais os itens do edital são mais cobrados nas provas produzidas por aquela banca em determinado cargo. Vele destacar que o ideal é não parar por aqui, mas também procurar as questões de diversas bancas, uma vez que elas se inspiram nas ideias umas das outras para produzir suas provas e, depois, repita novamente esse processo.

Fale com a gente e encontre o curso certo para seus objetivos!

  • (11) 97140-6379
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2021 © Contando Matemática
Todos os direitos reservados.

Entre em contato com a Contando Matemática através do WhatsApp

Contato via WhatsApp
Close and go back to page