A Matemática na Educação Infantil

Já passou o tempo em que a Matemática era componente curricular trabalhado nas escolas apenas no Ensino Fundamental. A famosa frase: “A Matemática está em tudo!”, se faz ainda mais significativa neste século em que vivemos. Dessa maneira, não se trata mais de uma escolha, mas de uma necessidade para o convívio em grupos na nossa sociedade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promulgada em 2017, diz acerca do tema que “o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais” (BRASIL, 2017, p. 263).

Sendo assim, o trabalho com a disciplina desde os primeiros anos do processo de escolarização da criança torna-se conteúdo fundamental e pertinente para o olhar do educador. Visto que além dos aspectos já mencionados acima, também há outros pontos importantes presentes no trabalho com a Matemática nesse contexto, como a contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança estimulando o raciocínio lógico e a capacidade de criação.

Então, como o professor pode inserir a aprendizagem da Matemática em suas aulas com os pequenos?

Primeiro, é preciso ter em mente que esse trabalho pedagógico não deve ser pautado em memorização ou cópias de números pelas crianças, ao invés disso, deve-se priorizar a utilização de jogos e brincadeiras que reflitam o uso social do número. Por exemplo, a brincadeira de fazer compras no supermercado com o auxílio do “dinheiro de mentirinha”, pois nesse momento as crianças acabam vivenciando uma situação social de uso da Matemática, e que, possivelmente, já experimentaram com seus familiares.

Outras dicas para a inserir a Matemática na rotina da sala de aula com os pequenos, são:

• Contagem de alunos presentes e objetos do cotidiano;
• Chamar a atenção para os números na hora da leitura de um livro;
• Estimular a contagem em brincadeiras;
• Trabalhar com objetos que estimulem a noção espacial e a noção de medidas e formas.

Lembrando sempre de que o ambiente também influencia na formação social do sujeito, uma vez que a relação com o meio e com o outro, mediada pela linguagem, molda o indivíduo. Segundo Vygotsky, “o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação” (Vygotsky, 1996).

Professor, pense sempre de que essa fase da vida da criança é a etapa de maior aquisição de aprendizagens, pois a plasticidade cerebral nesse período é máxima. Por isso, quanto mais cedo o pensamento matemático for inserido no cotidiano dessa criança, mais ganhos ela apresentará no futuro!

É certo de que, assim como em todos âmbitos da vida, existirão desafios a serem superados, e nesse caso, não é diferente. Trabalhar a Matemática desde a primeira infância não é uma tarefa fácil, mas com muita dedicação e persistência os frutos virão!

Fale com a gente e encontre o curso certo para seus objetivos!

  • (11) 97140-6379
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2021 © Contando Matemática
Todos os direitos reservados.

Entre em contato com a Contando Matemática através do WhatsApp

Contato via WhatsApp
Close and go back to page